Homenagem à Martin Luther King Jr

Olá, pessoal!

Vocês já devem ter ouvido falar muito sobre Martin Luther King Jr, não é mesmo?
Pois é! Hoje fazem 44 anos do seu falecimento e, nada mais justo que relembrarmos quem foi esse importante ativista que dedicou sua vida à luta contra a segregação racial.
King tornou-se conhecido durante o boicote ao transporte público no estado do Alabama, depois que Rosa Parks, conhecida como a mãe dos direitos civis, foi presa em 1955,  por ter infringido a lei de segregação na qual era determinado que toda pessoa negra deveria ceder o assento nos ônibus para passageiros brancos. Sua prisão deu início a uma onda de protestos liderado por Luther King, contra segregação no transporte público.
Ele fundou e liderou a Conferência de Liderança Cristã do Sul, que contava com a participação de várias comunidades negras para impulsionar a busca pelos direitos civis, exigindo o acesso ao voto, fim da descriminações nos vários seguimentos da sociedade estadunidense, assim como outros direitos básicos que foram aprovados e agregados à Lei de Direitos Civis em 1964.
Engajado na luta por justiça e igualdade, Martin pregava em seus discursos formas de protestos sem o uso da violência, acreditando que desse jeito ganharia além da atenção das mídias, o respeito de uma opinião pública favorável ao cumprimento dos direitos civis. Sua resistência através de ações afirmativas, como modelo de enfrentamento ao preconceito visava a harmonia entre brancos e  negros, fez com que em outubro de 1964, ele se tornasse a pessoa mais jovem a receber o Nobel da Paz, como reconhecimento à sua representação política.
Apesar de ter conquistado a admiração de muita gente, King não agradava a todos e, em 04 de abril de1968 quando estava na cidade Memphis para liderar uma marcha em apoio à greve de funcionários negros por melhores condições de trabalho e salários dignos, da varanda do hotel foi vítima de um atentado mortal, sendo atingido por um tiro de rifle, vindo do outro lado da rua, pondo fim a vida do grande defensor das causas humanitárias. Entretanto as suas ideias permaneceram vivas, servindo como referência a outras gerações em várias partes do mundo.
Agora que vocês conheceram um pouco mais  acerca da vida de Martin Luther King, que tal pesquisar  sobre  seu famoso discurso “ Eu tenho um sonho”, que o consagrou?
Converse com seus professores e saiba mais da trajetória desse grande exemplo de liderança.

Valeu, galera.
Forte abraço!!