Paulo Freire Patrono da Educação No Brasil.

No ultimo dia 13 de Abril o Congresso Nacional sancionou Paulo Freire como patrono da educação no Brasil. Mas afinal quem foi Paulo Freire?

Paulo Reglus Neves Freire, nascido em Recife notabilizou-se como filósofo e educador. Seu trabalho na área da educação popular, era voltada tanto para a escolarização como para a formação da consciência política.

Paulo Freire é considerado um dos pensadores mais notáveis na história da Pedagogia mundial, tendo influenciado o movimento chamado pedagogia crítica. A sua prática didática fundamentava-se na crença de que o educando assimilaria o objeto de estudo fazendo uso de uma prática dialética com a realidade, em contraposição à por ele denominada educação bancária, tecnicista e alienante; o educando criaria sua própria educação, fazendo ele próprio o caminho, e não seguindo um já previamente construído; libertando-se de chavões alienantes, o educando seguiria e criaria o rumo do seu aprendizado.

Paulo Freire delineou uma Pedagogia da Libertação, intimamente relacionada com a visão marxista do Terceiro Mundo e das consideradas classes oprimidas na tentativa de elucidá-las e conscientizá-las politicamente. As suas maiores contribuições foram no campo da educação popular para a alfabetização e a conscientização política de jovens e adultos operários, chegando a influenciar em movimentos como os das Comunidades Eclesiais de Base (CEB).

No entanto, a obra de Paulo Freire não se limita a esses campos, tendo eventualmente alcance mais amplo, pelo menos para a tradição de educação marxista, que incorpora o conceito básico de que não existe educação neutra. Segundo a visão de Freire, todo ato de educação é um ato político.

Com a palavra Paulo Freire !

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=Ul90heSRYfE]

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=fBXFV4Jx6Y8]

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Paulo_Freire

Publicações relacionadas

Paulo Freire Patrono da Educação No Brasil.

Nossos Colaboradores