Salvador recebe exposição da maior coleção de arte africana do mundo

A partir do dia 19 de março, o público poderá visitar a mostra com recortes da maior coleção de arte africana do mundo, que ficarão expostas no Museu de Arte Moderna da Bahia. A exposição itinerante ‘Transit’ reúne mais de 100 obras entre pinturas, desenhos, gravuras, vídeos, fotografias, esculturas, vestimentas e instalações. A coleção pertence à Fundação Sindika Dokolo, de Angola, e até 2014 passará por diversas partes do Brasil.

Um dos curadores da exposição, Daniel Rangel, explica que a escolha de Salvador para ser a primeira cidade brasileira a receber a exposição foi feita a partir da relação que a cidade mantém com a história e cultura africanas. “A primeira questão é a afetividade do povo baiano e a curiosidade das pessoas sobre a África. O caminho natural das obras é chegar primeiro à Bahia, assim como os escravos chegaram”, afirma Rangel.

A abertura da ‘Exposição Transit’ acontece no dia 19 de março e segue em cartaz até 29 de abril. A visitação pode ser feita gratuitamente de terça a domingo, das 13h às 19h, e aos sábados, das 13h às 21h. No dia da abertura, os curadores Daniel Rangel e Fernando Alvim participarão de um encontro com o público, a partir das 17h, para falar sobre a concepção da mostra e as obras que serão expostas.

Serviço:

Exposição Transit

De 19 de março a 29 de abril

Museu de Arte Moderna da Bahia, Avenida Contorno

Visitação: Terça a domingo, das 13h às 19h, e sábados, das 13h às 21h

Entrada gratuita

 

Fonte: http://www2.tv.ufba.br/noticias/salvador-recebe-exposi%C3%A7%C3%A3o-da-maior-cole%C3%A7%C3%A3o-de-arte-africana-do-mundo