OLIMPÍADA DE LÍNGUA PORTUGUESA: LARGADA SERÁ DIA 19

Um dos maiores projetos educacionais do país a trabalhar com ensino de leitura e escrita em escolas públicas, a Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro chega à sua terceira edição. O lançamento nacional será em São Paulo, dia 19 de março, com a presença da secretária de Educação de Mato Grosso do Sul e presidente do Consed, Maria Nilene Badeca da Costa.

Na ocasião, também haverá a primeira reunião técnica com representantes do MEC, Fundação Itaú Social, Cenpec, Undime e Consed. Ainda ocorrerão lançamentos regionais e outras seis reuniões como essa nas cidades de Goiânia (30/03), Curitiba (03/04), Belo Horizonte (10/04), Fortaleza (13/04), Salvador (18/04) e Belém (24/04).

A Olimpíada está dividida em sete polos. O primeiro reúne os Estados da região Norte do país: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Roraima, Rondônia e Tocantins; outro polo engloba os Estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e o Distrito Federal. A região Nordeste está dividida em dois polos: Ceará, Maranhão, Piauí e Rio Grande do Norte formam o primeiro; Alagoas, Bahia, Paraíba, Pernambuco e Sergipe, o segundo. O Sudeste também se divide em dois: um polo abriga só os estudantes e professores do Estado de São Paulo e o outro reúne Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Por fim, o sétimo polo é formado pelos Estados do Sul, Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul.

Adesão, inscrições e seleção de textos serão feitas pela internet

Com metodologia de trabalho articulada aos conteúdos previstos nos programas oficiais, o projeto é mais que um concurso de textos, já que realiza ações de formação de professores para atividades com gêneros de escrita. Uma das principais novidades para este ano é que todo o processo de inscrição, envio e seleção de textos, em todas as etapas, será feito pela página da Comunidade Virtual Escrevendo o Futuro. Mesmo professores que participaram de edições anteriores e que já estejam cadastrados na CV deverão fazer sua inscrição. Ela começa no 19 de março e prossegue até 25 de maio. Mas para que o professor possa participar do concurso, mesmo que tenha se inscrito, é preciso antes que a secretaria estadual ou municipal de Educação – dependendo da rede à qual esteja vinculado – faça a adesão ao projeto. Isso também deverá ser feito no mesmo período de inscrição.

Qualquer professor de língua portuguesa que esteja lecionando em escola pública brasileira em 2012 – seja ela mantida pelo governo federal, estadual ou municipal – pode participar. Ao realizar a inscrição aqui na CV, o professor estará automaticamente cadastrado na Comunidade Virtual, tendo acesso às coleções didáticas da Olimpíada – livros de orientação, coletâneas de textos e CDs – homologaolvidas especialmente para o projeto. Ele também poderá participar de cursos de formação on line via internet, além de começar a receber a revista Na Ponta do Lápis, uma publicação periódica com artigos, entrevistas, textos literários, análise de produção de alunos e relatos de prática docente.

A Olimpíada trabalha com um gênero específico e apropriado para cada série: Poema com 5º e 6º anos (ou 4ª e 5ª séries) do Ensino Fundamental; Memórias com 7º e 8º anos (ou 6ª e 7ª séries) do Ensino Fundamental; Crônica com 9º- ano (8ª série) do Ensino Fundamental e 1º ano do Ensino Médio; Artigo de opinião com 2º e 3º anos do Ensino Médio. Em 2010, o projeto superou a marca de 7 milhões de alunos da educação básica e de 239 mil professores participantes em mais de 60 mil escolas públicas.

Confira o cronograma da Olimpíada 2012

19/3 – Lançamento nacional em São Paulo

19/3 a 20/4 – Lançamentos regionais: Belém, Goiânia, Curitiba, Belo Horizonte, Fortaleza e Salvador

19/3 a 25/5 – Inscrição do professor e adesão das secretarias de Educação

19/3 a 3/9 – Oficinas nas escolas

3/9 a 5/9 – Comissão Julgadora Escolar

Setembro – Comissão Julgadora Municipal

Setembro / Outubro – Comissão Julgadora Estadual

Novembro – Encontros regionais

Dezembro – Comissão Julgadora Nacional e Encontro Nacional

Fonte: http://www.educacao.escolas.ba.gov.br/node/3174

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *