Juventudes, Sexualidade e Prevenção das DST/Aids

O Ministério da Educação, em parceria com a UNESCO* e participação do Ministério da Saúde, homologaolveu o curso Juventudes, Sexualidade e Prevenção das DST/Aids – na modalidade educação a distância (EAD). As inscrições são feitas através do http://pdeescola.mec.gov.br/.

Este curso construído ao longo dos últimos três anos, entre as instituições, está sendo ofertado pelo Ministério da Educação, por meio do Catálogo de Cursos do MEC, prioritariamente para todos os profissionais de Educação do país interessados nos temas dos direitos sexuais e reprodutivos de adolescentes e jovens, bem como da prevenção do uso de álcool e outras drogas.

O curso, embora esteja focado na prática e na atuação dos profissionais de educação no dia a dia da escola, em especial nas situações de gravidez na adolescência e na prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis, e no uso de álcool e outras drogas, é recomendado também para profissionais integrantes do Conselho Escolar e profissionais integrantes do Conselho de Educação em Direitos Humanos e os profissionais de saúde que atuam no Programa Saúde na Escola (PSE). O curso está dividido em oito  módulos, a saber:

1 – Apresentação e contextualização do curso
2 – Adolescências, juventudes e direitos
3 – Sexualidade, gêneros e diversidade
4 – Saúde sexual e saúde reprodutiva de adolescentes e jovens
5 – Álcool e outras drogas
6 – Promoção da saúde
7 – Saúde e Prevenção nas Escolas (SPE)
8 – Traduzindo em práticas

Os educadores  poderão solicitar sua inscrição no link do PDE interativo do site do MEC, que pode ser acessado em http://pdeescola.mec.gov.br/. As inscrições encontram-se abertas.  Os profissionais das equipes de saúde da família que atuam pelo PSE nas escolas e desejarem realizar o curso devem procurar a direção da escola em que atuam e solicitar sua pré-inscrição (reserva social de vagas).

*UNESCO – Agência das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura

Fonte: http://www.iat.educacao.ba.gov.br/node/2734