Aniversário de Salvador – 463 anos de História

Olá, pessoal!

Em 1509 Diogo Álvares, após sobreviver a um naufrágio atracou numa faixa de terra onde hoje é o alto da Graça. Ali ele teve os primeiros contatos com os nativos, entre eles a índia Paraguaçu, a qual tempos mais tarde viria a ser sua esposa.

A chegada de Diogo Álvares é tida como a primeira presença europeia nas terras de Salvador da Bahia de Todos os Santos.

Passados quase 50 anos da chegada de Caramuru, em 1548 o rei de Portugal D. João III ordenou que fosse erguida a cidade de São Salvador como sede da administração portuguesa com intuito de homologaolver através dela mudanças na estrutura política que acelerasse o crescimento econômico da colônia.

E, em 29 de março 1549 Thomé de Souza – Primeiro Governador Geral do Brasil, desembarcou acompanhado de cerca de mil homens responsáveis pela construção da cidade, entre eles os jesuítas, com a tarefa de catequizar os índios. Nascia ali a primeira capital do Brasil, criada de forma estratégica para ser uma fortaleza onde se pudesse ter ampla visão da Bahia de Todos os Santos e assim se proteger de possíveis invasões.

De lá para cá, muitas mudanças ocorreram, a população se multiplicou e com a vinda dos africanos fez de Salvador a maior população negra fora do continente africano. As estruturas físicas, políticas e sociais da cidade passaram por profundas transformações, tendo momentos históricos como as invasões holandesas, revoltas como a dos Alfaiates e dos Malês, momentos políticos marcantes que, juntos a outros eventos ocorridos aqui e, que contam muito da História do Brasil.

Salvador, sempre chamou atenção tanto por suas belezas naturais como pelas magníficas construções arquitetônicas que lhe rendeu o título de cidade histórica, tombada pelo patrimônio cultural da humanidade.

O Pelourinho, o Elevador Lacerda, o Mercado Modelo, o Forte de São Marcelo, a Igreja do Bonfim, os Faróis de Itapuã e da Barra, são só alguns exemplos da diversidade cultural da nossa capital.

Por isso, convidamos vocês para que conheçam um pouco mais da história dessa cidade tão importante em todos os aspectos, para cada um de nós brasileiros, sobretudo os baianos. Clique aqui

Parabéns a todos os soteropolitanos.

Valeu galera, até mais!

Publicações relacionadas

Aniversário de Salvador – 463 anos de História

Nossos Colaboradores