Centros Digitais de Cidadania oferecem cursos gratuitos de informática

 

Podem se inscrever jovens de Salvador e Região Metropolitana

 
A maioria das empresas que recrutam mão-de-obra na Bahia exigem que o candidato à vaga tenha conhecimentos básicos em informática. Visando minimizar essa carência, a Secretaria de Ciência Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia (SECTI), em parceria com a  Universidade do Estado da Bahia (UNEB), está oferecendo cursos gratuitos à distância em 20 Centros Digitais de Cidadania (CDCs) de Salvador e Região Metropolitana (veja a relação completa abaixo).

Podem participar alunos que estejam cursando ou sejam concluintes do Ensino Médio ou equivalente da Rede Pública de Ensino. As inscrições podem ser realizadas nos próprios CDCs nos dias 12 e 13 de março, das 9h às 12h e das 14h às 17h. Os cursos serão realizados no período de 15 de março a 20 de abril e ao final todos receberão certificado emitido pela SECTI e pela  UNEB.

O curso de informática básica e internet terá 60 horas e são oferecidas 200 vagas, já os cursos de língua portuguesa, interpretação e escrita de textos e matemática básica e raciocínio lógico terão 80 horas e cada um deles vai oferecer 200 vagas.

Na avaliação do Secretário de Ciência Tecnologia e Inovação, Paulo Câmera, essa iniciativa integra o esforço da SECTI para diminuir as carências básicas dos jovens baianos em informática e com isso eles podem se inserir no mercado de trabalho. “Estamos ampliando, com essa iniciativa, a função dos CDCs, levando cursos à distância para as comunidades carentes”, destaca Paulo Câmera.

A preocupação do secretário é a mesma do Sine Bahia, serviço de intermediação de mão-de-obra do governo do Estado, que está oferecendo uma oficina de informática, na qual o trabalhador pode obter conhecimentos básicos sobre o tema. Isso devido à exigência da maioria das empresas para que o trabalhador tenha esse tipo de conhecimento.

Locais dos cursos:

Salvador- Biblioteca Pública dos Barris, Congregação Batista Bariri (Engenho Velho de Brotas), Centro de Esporte, Arte e Cultura César Borges (São João do Cabrito), Colégio Senhor do Bonfim (Barris), CSU de Narandiba, Escola estadual Helena Magalhães (Av. Tancredo Neves), Escola estadual Luiz José de Oliveira (Cajazeiras), Ilê Ayê (Liberdade), LTECS (Mata Escura), Unidade de Polícia Pacificadora de Fazenda Coutos, Uneb Proex (Imbuí) e  Unidade de Polícia Pacificadora do Calabar
– Simões Filho – Fundação Terra Mirim
– Camaçari – Centro Social Urbano
– Candeias – Associação Comunitária de Santo Antônio
– São Sebastião do Passé – Colégio Municipal Dr. João Paim
– Dias D´Ávila –  Colégio Professor Altair da Costa Lima
– Lauro de Freitas – Terreiro São Jorge Filho da Goméia
– Pojuca – Prefeitura Municipal

 

 

 

Fonte: http://www.secti.ba.gov.br/index.php/noticias/37-bahia/770-centros-digitais-de-cidadania-oferecem-cursos-gratuitos-de-informatica-

Publicações relacionadas

Centros Digitais de Cidadania oferecem cursos gratuitos de informática

Nossos Colaboradores

%d blogueiros gostam disto: