Programa da TV Anísio Teixeira na TVE

A partir desta segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012, a TVE exibe, às 19h30, os novos episódios do Almanaque Viramundo, um projeto da TV Anísio Teixeira. Além disso, todo sábado tem reprise às 8h30.
O programa é uma revista eletrônica inspirada nos antigos almanaques. Cada episódio é composto por diversos quadros, formando um mosaico que traz curiosidades ligadas às disciplinas escolares, perfis, depoimentos, informações e dados da educação e dos movimentos culturais da Bahia.
A série questiona o exercício dos direitos humanos e da cidadania na sociedade atual. Cada quadro tem uma estética própria e compõe uma “colcha de retalhos”, com material gravado em estúdio e em locações externas. Além disso, colabora com a ampliação da noção de espaço educativo, conhecimento e saberes e a percepção da realidade dos educadores, além de interrelacionar formas de conhecimento e conteúdos de diferentes disciplinas.
“O Almanaque é um ótimo exemplo de como os professores da Rede Anísio Teixeira propõem tratar a educação associando a tradição ao novo com o objetivo de vencer o desafio de educar as novas gerações” afirma Toni Couto, coordenador da TV Anísio Teixeira .
Desenvolvida com o objetivo de produzir material audiovisual para a comunidade escolar da rede educacional de ensino da Bahia, a TV Anísio Teixeira é uma iniciativa do Instituto Anísio Teixeira – IAT, Secretaria Estadual da Educação . Sua programação pretende favorecer uma maior aproximação da comunidade escolar com temáticas próprias do universo do ensino e da aprendizagem.