Centenário do Mercado Modelo

Olá, galera!

Vocês sabiam que hoje é comemorado o centenário do Mercado Modelo?

Pois é! Assim como nas obras de Jorge Amado, esse local conta um pouco da história de Salvador.

Sua inauguração se deu em 1912, e ficava inicialmente entre a Casa da Alfândega, que é onde se encontra hoje, e a Escola de Aprendizes de Marinheiro.

Em 1969 o local foi destruído por um incêndio, mudando em definitivo para local atual em 1971.

No começo Mercado Modelo, funcionava como principal centro de abastecimento da cidade de Salvador. Através dele era feito o comércio dos mais variados gêneros alimentícios, vindos princialmente do Recôncavo e que eram transportados nos saveiros que ligavam o porto de Salvador a outras cidades.

Com o passar dos anos, o Mercado passou a ser parada obrigatória da maioria dos turistas que passam por aqui. As dezenas de lojas oferecem vareados tipos de produtos. Conta também com restaurantes, apresentação de roda de capoeira e muito mais.

Existe no subsolo do Mercado, alguns túneis sustentados por arcadas, que só foram redescobertos na última reforma. Eles foram construídos para o armazenamento de vinhos e outras mercadorias que necessitavam de umidade. Mas conta a lenda que no subsolo ficavam os escravos recém chegados. Os vigias que tomam conta do mercado a noite relatam que ouvem ruídos de correntes dos escravos que, segundo a lenda, teriam habitado o subsolo.

Então, aproveitem o finalzinho das férias para visitar esse lugar que é tão rico em beleza e história.


É isso aí, galara. Continuem conectados!

Fonte:http://www.mercadomodelobahia.com.br/