Jovens embaixadores baianos embarcam para os EUA

Os estudantes Cristhian Carvalho (16), do Colégio Estadual Odorico Tavares, e Caio Cerqueira (17), do Colégio da Polícia Militar da Bahia, embarcam neste sábado (7 de janeiro) para uma temporada de três semanas nos Estados Unidos, onde participam do programa Jovens Embaixadores 2012. Os baianos fazem parte dos 45 bolsistas que foram selecionados entre alunos inscritos da rede pública em todo o país.

Durante a estadia, os alunos passam uma semana na capital americana, Washington D.C., onde participam de reuniões com autoridades, incluindo a primeira-dama Michelle Obama. Além disso, visitam monumentos históricos, museus e outras organizações. Nas duas semanas seguintes, cada estudante tem a oportunidade de conviver com uma família norte-americana em uma cidade específica.

“Espero que possamos representar muito bem o Brasil e quebrar alguns conceitos equivocados que possam ter em relação à gente”, ressalta Cristhian Carvalho, que vai ficar durante este período na cidade de Seattle, estado de Washington.

Os alunos também vão ter a oportunidade de frequentar aulas em uma escola de ensino médio (high-school), onde também realizam palestras sobre o Brasil. Nos últimos três dias, retornam a Washington e apresentam um projeto sobre as suas experiências no país.

“Acho que podemos conhecer a forma como realizam os projetos de inclusão social e cidadania e adaptar à nossa realidade”, explica Caio Cerqueira, que vai ficar na cidade de Tulsa, estado de Oklahoma.

O programa Jovens Embaixadores é homologaolvido pela embaixada dos EUA em parceria com 65 instituições nacionais espalhadas por todo o território e, este ano, contou com mais de 7.500 inscritos.

Fonte: http://www.educacao.estudantes.ba.gov.br/node/3056