Vocês sabem o que é um sismógrafo?

Vocês já devem ter visto nos noticiários a seguinte expressão:

“O terremoto atingiu  5.5 na escala Richter.”

Mas vocês sabem de que forma surgiu essa escala ou como os dados das ondas sísmicas liberadas por terremotos são registrados?

A escala de Richter foi homologaolvida em 1935 pelos sismólogos Charles Francis Richter e Beno Gutenberg, ambos membros do Califórnia Institute of Technology (Caltech), que estudavam sismos no sul da Califórnia, utilizando um equipamento específico – o sismógrafo Wood-Anderson. Após recolher dados de inúmeras ondas sísmicas liberadas por terremotos, criaram um sistema para calcular as magnitudes dessas ondas. A história não conservou o nome de Beno Gutenberg. No princípio, esta escala estava destinada a medir unicamente os tremores que se produziram na Califórnia (oeste dos Estados Unidos).

Apesar do surgimento de vários outros tipos de escalas para medir terremotos, a escala Richter continua sendo largamente utilizada.

Saiba mais sobre a escala de Richter: clique aqui!

Sismógrafo é um aparelho que registra as ondas sísmicas, ou seja, a intensidade dos terremotos, em sismologia. Detecta e mede as ondas sísmicas naturais ou induzidas e permite determinar, principalmente se organizado em rede, a posição exata do foco (hipocentro) dessas ondas e do ponto da sua chegada na superfície terrestre (epicentro), para quantificar a energia desses terremotos expressa na escala de Richter.

Existem vários tipos de sismógrafos, por exemplo, os que registram os movimentos horizontais do solo, os que registram os movimentos verticais, etc.

O gráfico obtido num sismógrafo, através do qual se pode observar características da propagação diferentes das ondas sísmicas, designa-se sismograma.

 Interessante não é mesmo?

Porém, podemos aprender um pouco mais e de diversas formas sobre ondas entre outros assuntos no site A Física e o Cotidiano! Lá ficaremos por dentro do funcionamento de um Sismógrafo podendo até mesmo criar o nosso no experimento prático.

Então, vamos juntos nessa onda?!  Clique aqui!

 

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Sism%C3%B3grafo

            http://pt.wikipedia.org/wiki/Escala_de_Richter