Dia Nacional do Deficiente Visual
Olá, pessoal! Tudo bem?
Hoje (13 de dezembro) comemoramos o Dia Nacional do Deficiente Visual.
Esta data foi criada pelo então presidente Jânio Quadros, como forma de prestar uma homenagem a José Álvares de Azevedo por este ter difundido a leitura braile no Brasil.
Então vamos pensar um pouco em como deve ser vida dessas pessoas que não podem enxergar.
Sabemos que a visão é um dos nossos cincos sentidos e que ela é fundamental para que possamos praticar as principais atividades humanas, além de observar tudo que gira em torno de nós e do universo.
A falta da visão, em alguns casos pode limitar a pessoa na realização de algumas ações, mas isso não é um impedimento para a sua inserção em diversas as áreas da nossa sociedade, por isso devemos ter atenção quando lidamos com o “outro”, sabendo que deficiência não é falta de eficiência.
Lembremos que é dever da sociedade homologaolver formas concretas que garantam oportunidades( inclusão social), aos cidadãos com deficiência, não só visual, para que possam ter melhor qualidade de vida, com acesso a educação, trabalho, esporte, lazer entre outras necessidades.
Se observarmos, por exemplo, nos esportes praticados por deficientes visuais, podemos perceber o quanto eles podem superar a suas dificuldades.
É por essa razão que, se nós nos unirmos, poderemos juntos tornar nossa sociedade mais justa e igualitária, respeitando as diferenças e lançando mão de todo tipo de preconceito.
Abraços!