Secretaria lança na Bienal do Livro documentário em homenagem a Anísio Teixeira

Homenagear e relembrar os ensinamentos e a vida do educador baiano Anísio Teixeira, um dos maiores nomes da educação no país. Este é o principal objetivo do documentário Anísio Teixeira: o pensamento clássico na educação brasileira. Realizado pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, com direção do cineasta Tuna Espinheira, a produção será lançada na próxima sexta-feira (4/11) na 10ª Bienal do Livro da Bahia, que acontece no Centro de Convenções, em Salvador, até domingo (6/11).

O documentário foi gravado em grande parte no município de Caetité, cidade natal de Anísio Teixeira, que morreu em 1971. Com depoimentos de familiares e amigos que conviveram com o educador, a produção também apresenta a fazenda (exílio de Anísio Teixeira), na qual escrevia e traduzia textos, além de consolidar as suas teorias, como a importância do ensino em tempo integral para a formação do estudante.

“A nossa intenção foi revisitar o pensamento de Anísio Teixeira, buscando uma fonte de inspiração para repensar a educação integral, envolvendo ciência, arte e ofício como processo de formação dos educandos. O seu pensamento, ainda, é extremamente atual e importante para o nosso processo educacional. Anísio sempre defendeu a escola pública, gratuita e de qualidade”, considera Nide Nobre, coordenadora de Projetos Intersetoriais da Secretaria da Educação da Bahia.

O trabalho foi construído a partir das perspectivas distintas de professores que compreendem o pensamento anisiano, como Luís Henrique Dias Tavares, Iracy Picanço, João Rocha, Solon Fontes, Amilcar Baiardi e Paulo Ormindo, acrescido das visões dos familiares, a exemplo dos filhos Babi Teixeira e Carlos Antonio Teixeira, além do artista plástico Mario Cravo. Este documentário faz parte das ações homologaolvidas pela Secretaria da Educação durante as comemorações dos 60 anos do Centro Educacional Carneiro Ribeiro (Escola Parque) e pelos 110 anos de Anísio Teixeira, relembrados em 2010.

As imagens, as cenas, as paisagens e os cenários são fragmentos e representações de parte das percepções sobre o mundo de Anísio retratado em 7 atos: a gênese; a vocação; o credo de Anísio; o exílio; uma educação audaciosa; o adeus; a atualidade do pensamento anisiano.

Fonte:http://www.educacao.institucional.ba.gov.br/node/2893