Mês da Consciência Negra – Você sabe quem foi Steve Biko?

Steve Bantu Biko (18 de dezembro de 1946 – 12 de setembro de 1977) foi um conhecido ativista do movimento anti-apartheid na África do Sul, durante a década de 1960.

Insatisfeito com a União Nacional de Estudantes Sul-africanos (National Union of South African Students), da qual era membro, participou da fundação, em 1968, da Organização dos Estudantes Sul-africanos (South African Students’ Organisation). Em 1972, tornou-se presidente honorário da Convenção dos Negros (Black People’s Convention).

Em março de 1973, no ápice do regime de segregação racial (Apartheid), foi “banido” , o que significava que Biko estava proibido de comunicar-se com mais de uma pessoa por vez e, portanto, de realizar discursos. Também foi proibida a citação a qualquer de suas declarações anteriores, tivessem sido feitas em discursos ou mesmo em simples conversas pessoais.

Em 6 de setembro de 1977 foi preso em bloqueio rodoviário organizado pela polícia. Levado sob custódia, foi acorrentado às grades de uma janela da penitenciária durante um dia inteiro e sofreu grave traumatismo craniano. Em 11 de setembro, foi embarcado em veículo policial para transporte para outra prisão. Biko morreu durante o trajeto e a polícia alegou que a morte se devera a “prolongada greve de fome empreendida pelo prisioneiro”.

Em 7 de outubro de 2003, autoridades do Ministério Público Sul-africano anunciaram que os cinco policiais envolvidos no assassinato de Biko não seriam processados, devido a falta de provas. Alegaram também que a acusação de assassinato não se sustentaria por não haver testemunhas dos atos supostamente cometidos contra Biko. Levou-se em consideração a possibilidade de acusar os envolvidos por Lesão Corporal seguida de morte, mas como os fatos ocorreram em 1977, tal crime teria prescrito.

Que tal conhecer mais não apenas sobre o Stevie Biko, mas também das ações promovidas pelo Instituto Cultural Steve Biko aqui em salvador?

O Instituto Cultural Beneficente Steve Biko é uma organização sem fins lucrativos localizada na Rua do Paço, n°4 – Pelourinho, que tem como uns dos objetivos promover a ascensão da comunidade negra pela inclusão educacional.

Saiba mais no Site : http://www.stevebiko.org.br/

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Steve_Biko

http://pt.wikipedia.org/wiki/Instituto_Steve_Biko