Mês da Consciência Negra – VII Colóquio Global Africano – 8 a 10 de novembro

O Centro de Artes e Civilização Negro-Africanas (CBAAC) da Nigéria junto à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SECULT), em parceria com a Secretaria Especial para Políticas de Igualdade Racial (SEPPIR) e em colaboração com a Presidência da República do Brasil, a Universidade do Estado da Bahia (UNEB), o Grupo Pan-Americano de Pesquisa e Estratégias Políticas (PANAFSTRAG) e a Fundação Cultural Palmares, organizam o VII Colóquio Global Africano sobre o tema: “Multiculturalismo e seus impactos para o Desenvolvimento das Sociedades da África e da Diáspora Africana”.

O Colóquio segue o sucesso de dois colóquios anteriores sediados no Rio de Janeiro, Brasil em 2008 e Brasília, Brasil em 2009. A escolha de Salvador, Bahia para o ano de 2011 foi informado em parte para conformar com os encontros comemorativos ao Ano Internacional dos Afrodescendentes proclamado pelas Nações Unidas, por conta de sua posição de estado com maior concentração de populações de origem africana nas Américas, a centralidade da Bahia na História Africana e de sua Diáspora, bem como em reconhecimento do compromisso exemplar do Brasil no estreitamento de relações com a África.

O discurso intitulado “África e a Diáspora no Brasil” seria realizado pelo Professor Molefi Kete Asante, Departamento de Estudos Afroamericanos, Universidade Temple, EUA. Será um evento aberto às organizações globais afro-cêntricas, universidades, estudantes e afrodescendentes, como parte das atividades para celebrar o Ano Internacional dos Afrodescendentes.

SERVIÇO

DATA:   De 8 a 10 de novembro de 2011

LOCAL: Hotel Sol Bahia, Salvador-Bahia, Brasil.

Fonte:http://www.cultura.ba.gov.br/2011/11/04/vii-coloquio-global-africano-8-a-10-de-novembro/