IGHB promove seminário sobre os 160 anos de Manuel Querino

O Seminário Manuel Querino – 160 anos do seu nascimento acontece no Instituto Geográfico e Histórico da Bahia, no período de 23 e 24 de novembro de 2011, das 14h às 18h.  A inscrição é gratuita e pode ser feita pelo e-mail: seminario@ighb.org.br. Mais informações no tel 71 3329 4463/6336 e site  www.ighb.org.br

Quem foi Manuel Querino: Escritor, jornalista, historiador, político, desenhista, músico, pintor, professor fundador do Liceu de Artes e Ofícios e também docente do Colégio dos Órfãos de São Joaquim, sócio fundador do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia, aluno fundador da Academia de Belas Artes da Bahia (hoje Escola de Belas Artes da UFBA), antropólogo autodidata, por fim um dos mais importantes pesquisadores da História da Bahia, Querino foi precursor dos estudos da contribuição africana para a formação da sociedade brasileira. No seminário, discutir-se-á essa personalidade ímpar e multifacetada, ressaltando a sua importância no cenário intelectual da Bahia e do Brasil.

Nascido no tempo da escravidão – tempo do cativeiro –, ficando órfão de pai e mãe ainda na infância, Querino traçou um caminho aparentemente improvável para um indivíduo negro do período oitocentista (século XIX). Foi através do seu brilho e consistência intelectual que soube reverter os obstáculos de uma sociedade marcadamente paternalista e patrimonialista, socialmente estratificada e diferenciada do ponto de vista étnico/racial.

Atualmente, em tempos de discussão sobre inclusão social e a contribuição do negro na formação do povo brasileiro, este santamarense emerge como figura de destaque no rol dos que cumpriram papel relevante na sociedade brasileira (o entendimento de seu ostracismo nos movimentos sociais é, inclusive, uma maneira salutar e intrigante para compreensão de como têm sido encaminhadas seletivamente as discussões acerca dos vultos que representam o povo negro).

PROGRAMAÇÃO
Seminário Manuel Querino 160 anos do seu nascimento.

Quarta-feira 23 de novembro de 2011
13h – Credenciamento
13h50 – Abertura: Profa. Consuelo Pondé de Sena
14h – Palestra: Manuel Querino Vida e Obra – Profa. Msc. Sabrina Gledhill (PPG-CEAO/UFBA)
14h50 – Palestra: Manuel Querino e a História da Arte na Bahia – Prof. Dr. Luiz Alberto Freire (EBA-UFBA)
15h40 – Debate
16h00 – Intervalo
16h15 – Palestra: A formação Intelectual de Manuel Querino – Profa. Dra. Marli Geralda Teixeira (Faculdade Visconde de Cairu)
17h – Palestra: A independência da Bahia nos estudos de Manuel Querino – Prof. Msc. Sérgio Armando Diniz Guerra Filho (UFRB)
18h Debate

Quinta-feira 24 de novembro de 2011
14h – Palestra: Manuel Querino – Professor de Desenho Geométrico – Profa. Dra. Gláucia Trinchão (UEFS).
14h50 – Manuel Querino na obra de Jorge Amado – Prof. Dr. Jorge de Souza Araújo (UEFS)
15h40 – Debate
16h00 – Intervalo
15h15 – Palestra: Manuel Querino iniciador dos estudos sobre a culinária baiana – Prof. Jeferson Afonso Bacelar (FFCH-UFBA)
17h – Palestra: Manuel Querino – seu exemplo nos dias atuais  – Profa. Esp. Maria Alice Pereira da Silva (CBPM).
18h – Encerramento

Fonte:http://www.ighb.org.br/www/site2/Noticias/noticiasDestaque2.asp

Imagem:http://pt.wikipedia.org/wiki/Manuel_Querino