Bienal do Livro lança documentário sobre Anísio Teixeira

Com o intuito de prestar homenagem ao educador baiano Anísio Teixeira, foi lançado no dia 04 de novembro de 2011, na 10ª Bienal do Livro, o documentário Anísio Teixeira: o pensamento clássico na educaçãobrasileira.

O DVD, que foi gravado em grande parte no município de Caetité, cidade natal de Anísio, apresenta depoimentos de familiares e amigos que conviveram com o educador. Mostra ainda a fazenda em que Texixeira escrevia e traduzia textos, além de consolidar as suas teorias, como a importância do ensino em tempo integral para a formação do estudante.

Tuna Espinheira, autor do documentário, falou da continuidade da proposta. “Esse projeto continua. Em breve será lançado um longa-metragem sobre a vida de Anísio Teixeira e estamos certos de que será um sucesso”.

Essa homenagem celebra também os 60 anos do Centro Educacional Carneiro Ribeiro (Escola Parque), que agrega todo o pensamento educacional de Anísio Teixeira.  “Para a Secretaria da Educação, esse lançamento é uma grande honra, pois seu ideário está representado em programas importantes que estão presentes no cotidiano das nossas escolas”, afirmou Aderbal de Castro,  subsecretário  e representante do secretário estadual da educação no evento.

A professora da rede estadual de ensino, Elzeni Bahia, que esteve presente no lançamento, ressaltou a importância do filme. “Esse documentário é muito especial porque reconta a história de um educador que é muito importante para a Bahia e, com certeza, por ser realizado e produzido aqui, deve ter um toque a mais”, afirmou.

O documentário contou com a participação especial da Orquestra Sinfônica da Bahia – OSBA,  foi realizado pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia – SEC e será distribuído em todas as escolas da rede pública.

Galeria de Fotos: clique aqui!

Fonte:http://www.iat.educacao.ba.gov.br/node/2508