Avalie – Todos pela Escola

A Secretaria da Educação do Estado da Bahia implementa, desde 2007, políticas educacionais voltadas para a avaliação de desempenho dos estudantes, por meio do Sistema de Avaliação Baiano da Educação (Sabe).

Em 2011, a Secretaria realizará a avaliação externa de saída (Avalie Alfa), ao final do 2° ano de escolarização do ensino fundamental, como parte de um conjunto de ações para assegurar o direito de aprender dos estudantes, um dos compromissos do programa Todos pela Escola, e o Avalie Ensino Médio para os estudantes do Ensino Médio Regular e da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio, professores e gestores.

Os resultados dessas avaliações permitem a produção de informações que subsidiam a reflexão pelas redes de educação pública do Estado, a implementação de políticas públicas e a definição de estratégias pedagógicas a serem utilizadas pelas escolas.

Avalie Alfa

O que é o Avalie Alfa?
O Avalie Alfa é uma avaliação externa de saída, realizada com os estudantes do 2º ano de escolarização do Estado da Bahia.

Qual a finalidade?
Avaliar o nível de alfabetização dos estudantes no final do segundo ano de escolarização, subsidiando as escolas estaduais e redes de ensino municipais com informações para a tomada de decisão pelos gestores e intervenções  na prática pedagógica.

O que será avaliado?
As competências e habilidades construídas pelos estudantes nas áreas de Língua Portuguesa – leitura e escrita – e Matemática.

Como acontecerá a avaliação?
A avaliação será realizada por meio de um teste padronizado, durante dois dias, com duração de duas horas, nos dois turnos de funcionamento da escola.

Professores e gestores escolares responderão a um questionário sociocontextual com a finalidade de identificar fatores relacionados ao desempenho escolar dos alunos.

As provas serão aplicadas por professores externos à escola.

Quem participa?
Todos os estudantes do 2º ano (1ª série), professores das turmas avaliadas e gestores das escolas estaduais e dos municípios que aderiram ao Pacto com Municípios, um dos compromissos do programa Todos pela Escola.

Quando a avaliação será realizada?
Nos dias 21 e 22 de novembro de 2011.

Como os resultados serão divulgados?
Os resultados serão divulgados por meio de relatórios técnicos e pedagógicos para o Órgão Central, secretarias municipais de educação, Direc e para as escolas participantes.

Avalie Ensino Médio

Qual a finalidade?
Acompanhar a evolução do rendimento dos estudantes, por meio de um estudo longitudinal, que permitirá a tomada de decisões, visando à melhoria da qualidade da educação.

O que será avaliado?
As competências e habilidades construídas pelos estudantes nas áreas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

Como acontecerá a avaliação?
A avaliação será realizada anualmente, por meio da aplicação de provas objetivas, organizadas por áreas do conhecimento, e produção textual, além de questionários sociocontextuais que serão aplicados aos estudantes, professores e gestores. Por se tratar de um estudo longitudinal, a avaliação acompanhará os estudantes ao longo das três séries do Ensino Médio Regular e da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio.

As provas serão aplicadas durante três dias, com duração de três horas, nos três turnos de funcionamento da escola.

Quem participa?
Em 2011, todos os estudantes da 1ª série do Ensino Médio Regular e da 2ª série da Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio, professores das turmas avaliadas e gestores das unidades escolares estaduais.

Quando a avaliação será realizada?
Nos dias 23, 24 e 25 de novembro de 2011.

Como os resultados serão divulgados?
Serão divulgados por meio de boletins individuais para os alunos e relatórios técnicos-pedagógicos para cada escola, Direc e Órgão Central.

Fonte:http://www.educacao.ba.gov.br/