Crianças experimentam diversas linguagens artísticas nos museus do IPAC

A partir da próxima terça, 25 de outubro, os espaços vinculados à Diretoria de Museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Dimus/IPAC) promovem uma série de atividades voltadas para o público infantil. O projeto “Crianças criando” inclui a realização de oficinas de pintura, brinquedo, argila e origami e apresentação de teatro e circulará por cinco museus da capital, até 30 de novembro: Museu de Arte Moderna, Palacete das Artes Rodin Bahia, Museu de Arte da Bahia, Solar Ferrão e Palácio da Aclamação.

A ação, organizada pelo Núcleo de Ações Socioculturais e Educativas da Dimus (NASCE) em parceria com o Núcleo de Arte Educação do MAM e os Setores Educativos do MAB e Palacete das Artes, visa fortalecer a relação entre o público infantil e os espaços museais. Para a diretora de museus do IPAC, Maria Célia T. Moura Santos, há uma carência de atividades lúdicas voltadas para as crianças nos museus do Estado. “Esse projeto vem com o objetivo de ouvir e perceber as necessidades desse público, ressignificando junto a ele o conceito de museu e construindo a partir daí políticas culturais que incluam esse setor”, declarou.

As oficinas irão acontecer de terça a sexta e aos domingos, sempre das 14h às 17h. Cada dia da semana é dedicado a uma atividade específica. Nas terças, acontecem as oficinas de pintura, que serão ministradas pelo artista plástico Anderson Marinho. Nas quartas, a arte-educadora Eliete Teles promove oficinas de brinquedo. Nas quintas-feiras, a artista plástica Adriana Araújo trabalha com a criançada a modelagem em argila. Durante as sextas, o momento é de aprender a técnica de fazer origami, com a arte-educadora Carolina Vieira. E nos domingos, artistas da escola de Teatro da UFBA divertem a garotada no Palacete das Artes, Museu de Arte da Bahia e Solar Ferrão com a peça “Na trilha do sol”.

As ações não serão realizadas nos feriados de Finados (02.11) e da Proclamação da República (15.11), mas os museus estarão abertos à visitação, com exceção do Palácio da Aclamação, que está fechado para reformas. As cinco atividades foram escolhidas a partir da necessidade de trabalhar de forma lúdica e criativa com o universo infantil nos museus, valorizando o patrimônio cultural das crianças e suas formas de expressão.

Todas as oficinas serão gratuitas e têm como público alvo crianças entre seis e doze anos. As inscrições devem ser feitas através dos telefones: (71) 3116-6740 (para oficinas no Solar Ferrão e Palácio da Aclamação), (71) 3117-6986 (para oficinas no Palacete das Artes), (71) 3117-6994 (para oficinas no MAB) e (71) 3117-6141 (para oficinas no MAM).

Confira a programação:

Palacete das Artes Rodin Bahia
25 a 28 e 30 de outubro e 20 de novembro

Museu de Arte da Bahia

01, 03, 04, 06, 27 e 30 de novembro

Solar Ferrão
08 a 11 e 13 de novembro

Palácio da Aclamação
16 a 18 e 29 de novembro

Museu de Arte Moderna
22 a 25 de novembro

Gratuito

Fonte:http://www.cultura.ba.gov.br/2011/10/20/criancas-experimentam-diversas-linguagens-artisticas-nos-museus-do-ipac/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *