Tempos de Arte e Literatura – TAL

O projeto Tempos de Arte Literária (Tal) é uma experiência pioneira, de caráter educativo, artístico-literário e cultural, que vem sendo homologaolvido pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, desde março de 2009.

O Tal foi concebido para envolver os estudantes da 5ª série do ensino fundamental à 3ª série do ensino médio e equivalentes (EJA – Educação de Jovens e Adultos, Ensino Normal e Tecnológico), assim como os profissionais da educação – os professores (língua portuguesa, artes e disciplinas afins), os coordenadores pedagógicos, os técnicos e diretores das escolas e das Diretorias Regionais de Educação (Direc), em um clima de integração e de participação.
Em 2009, o Tal foi homologaolvido em 362 municípios do Estado da Bahia. 718 escolas participaram efetivamente do projeto, produzindo obras de arte literária estudantis, realizando os Saraus Escolares e o Sarau Estadual.
Tal regional de Feira de SantanaO projeto, além de estimular o hábito da leitura, incentiva a produção literária nos ambientes escolares com os objetivos de:
  • Estimular a produção literária no ambiente escolar e a valorização das manifestações culturais regionais.
  • Contribuir para a formação da intelectualidade abrir caminhos literários para a participação social.
  • Compreender a arte literária como objeto de ampliação do conhecimento e do saber.
  • Promover um ambiente educacional prazeroso, no qual a cultura, a arte literária e a educação se expressem em sintonia.
  • Estimular o gosto pela leitura e literatura, a arte de ler, de interpretar e de escrever, respeitando os distintos gêneros e os estilos.
  • Construir pontos de encontro e rodas literárias nos ambientes escolares.
  • Promover, através da linguagem literária, valores essenciais para a motivação do viver e para o rompimento com o modelo rígido de ensino e de aprendizagem ainda presentes na educação.

Visite o site do Tal: clique aqui!

F0nte: http://www.educacao.estudantes.ba.gov.br/node/114

Publicações relacionadas