Dia dois de fevereiro, dia de festa no mar…

PW vestindo brancoYemanjá, uma das entidades mais referenciadas nas religiões afro-brasileiras; mãe, guerreira e protetora, é um grande símbolo de resistência africana e solidificação cultural afro-brasileira. Dia 2 de fevereiro é o seu dia e, no Bairro do Rio Vermelho, em Salvador, temos a maior festa do Brasil em sua homenagem.
Orixá do candomblé, é originária de Egbá, uma nação iorubá estabelecida antigamente entre Ifé e Ibadan, onde existe o rio Yemanjá. Reverenciar Yemanjá com flores, outras oferendas e orações, no seu dia 2 de fevereiro é juntar-se ao grande número de fiéis e admiradores, em busca de proteção e em sinal de respeito e homenagem à deusa da fertilidade e procriação. Tem grande importância também para os pescadores, que buscam no mar seu sustento e em Yemanjá a fertilidade das águas e proteção no trabalho.
Yemanjá, nossa rainha do mar, não é a única entidade do candomblé. Temos uma variedade de orixás e outras entidades que dão vida às religiões afro-brasileiras.
Exu, Ogum e Oxossi, por exemplo, são irmãos e filhos de Yemanjá. Temos aí, como fruto da grande fertilidade da mãe Yemanjá, três orixás de grande importância na constituição religiosa brasileira. Assim como esses, temos outras entidades, todas com sua importância, suas histórias e grande número de fiéis.
Você conhece as histórias dos orixás? Pesquise, pois conhecer sobre a religiosidade afro-brasileira é conhecer sobre nós, afro-brasileiros.

Veja fotos tiradas pela nossa equipe da festa do dia 02 de fevereiro de 2011…

Milhares de pessoas vão levar suas oferendas pra Yemanjá:

As oferendas:

O Povo de Santo celebra na praia em homenagem a Yemanjá:

Odoya Yemanjá !! Bahia !! Brasil !!