Brasão do Estado da Bahia

O brasão de armas do Estado da Bahia “representa as figuras do trabalho e da República, de mãos enlaçadas sobre um escudo do qual se vê na proa de uma embarcação, um marinheiro apontando para a terra próxima (alusão ao descobrimento do Brasil) e tem por timbre uma estrela aureolada em cima da inscrição ‘Estado da Bahia’, por baixo do escudo, numa fita, a legenda Per ardua surgo e mais abaixo a palavra Brasil.” Esse brasão figura na coleção das leis do estado referente ao ano de 1891.

Constitui-se dos seguintes elementos:

  • Timbre com uma estrela, que simboliza o Estado.
  • Escudo com uma embarcação com a vela içada, onde um marinheiro acena com um lenço branco e, ao fundo, vê-se o Monte Pascoal, local do primeiro registro visual de terra pela esquadra de Cabral.
  • Insígnia com dois tenentes sobre listel com o lema:
Per ardua surgo – que significa, numa tradução literal: “Pela dificuldade venço” ou, no sentido real: vencer apesar das dificuldades.
  • Tenentes: à esquerda, um homem semi-nu, com uma marreta, uma bigorna e uma roda, representando a indústria local; à direita, uma mulher com barrete frígio (alusivo à liberdade), carregando a bandeira da Bahia atrás do triângulo maçônico.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Bras%C3%A3o_da_Bahia

01/02/2011 as 12:18

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *