29ª Dica Professor Web – Projeto Curta na Escola

Olá professores e professoras,

Hoje, quero sugerir a vocês a utilização do Projeto Curta na Escola, que é uma rede nacional colaborativa para o uso de curtas metragens brasileiros em salas de aula.
O objetivo é disponibilizar na íntegra, na internet, curta metragens que possam ser utilizados como material de apoio pedagógico em salas de aulas. Os vídeos passam por avaliação de pedagogos e com isso são acompanhados de indicação de como podem ser utilizados a depender do nível escolar.O acervo do projeto é muito vasto, contém 351 curtas-metragens e foi classificado por gênero: animação, documentário, experimental, ficção ou ganhadores de prêmios. 

Para tornar mais fácil encontrar os vídeos de acordo com interesses pedagógicos, o site traz ainda uma busca muito legal que classifica os conteúdos por nível de ensino, disciplina e faixa etária. Com a Busca Pedagógica as professoras e os professores podem fazer uma seleção mais adequada do que será visto em sala de aula, ou mesmo do que será recomendado como tarefa extra classe.
O Curta na Escola também tem um perfil no Twitter e no Facebook, onde divulgam os curtas e outras dicas sobre cinema e educação. No perfil do projeto, uma mensagem de Glauber Rocha: “Uma imagem vale mais que mil palavras”.
Vale a pena conferir e utilizar a arte a favor das suas aulas.
Nos vemos no OrkutTwitterFacebook ou no meu blog!
(Publicada originalmente no Portal da Educação da SEC-BA)