A história da Visualização de Dados e dos Infográficos

visualização de dadosPara encerrar esta série de sugestões de infográficos, apresento a vocês este detalhado trabalho sobre a história da visualização de dados.

A apresentação gráfica de dados, segundo este trabalho, foi iniciada com os diagramas geométricos, tabelas de posição das estrelas e os mapas, com destaque para o Mapa Mundi em 1595, já com a invenção da imprensa em 1436. De lá para cá, foram criadas várias formas de representar graficamente as medições e teorias de diferentes áreas do conhecimento como geologia, economia, saúde e etc. No séc 19, dá-se início à infografia moderna, em que mapas e demais gráficos passam a apresentar maior complexidade com sua a variedade de dados. Após os altos e baixos enfrentados pela visualização de dados estatísticos, no séc 20, a partir de 1975, as inovações computacionais alavancam a manipulação e visualização de dados.

O que pudemos ver com as demais dicas que publiquei sobre os infográficos é que a interatividade e a multimídia, características da Web 2.0, foram um marco para os infográficos, que ficaram ainda mais divertidos e se tornaram mais um aliado para a educação, tanto a presencial quanto à distância.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *