Colaboração e aprendizagem

Colaboração e aprendizagem

Logo no início da formação, ainda na fase de concepção da ideia e desenvolvimento da mesma, os cursistas entenderam e evidenciaram a importância do trabalho coletivo e, sobretudo, colaborativo, para a boa realização das atividades, não só audiovisuais, mas de toda e qualquer produção que objetivem.

Prepara-se para o futuro! Gere sua própria energia elétrica!

Prepara-se para o futuro! Gere sua própria energia elétrica!

Olá, caros leitores do Blog da Rede! Tudo beleza?

Vocês sabiam que é possível gerar sua própria energia elétrica?
Esta tecnologia de produzir energia elétrica a partir da luz solar não é tão nova quanto pensamos! O efeito fotovoltaico é conhecido desde 1839 e  foi observado pela primeira vez pelo físico francês Alexandre Edmond Becquerel.  Em um dos seus muitos experimentos, Becquerel verificou que quando eletrodos de platina ou de prata eram expostos à luz, eles   davam origem ao efeito fotovoltaico. Esse efeito é caracterizado pela obtenção de tensão elétrica ou de uma corrente elétrica correspondente, num material semicondutor, após a sua exposição à luz .

A Rede no 1° EDUCOM

A Rede no 1° EDUCOM

Aos 22 de outubro de 2019, a Rede Anísio Teixeira participou do 1° EDUCOM. O encontro marcou o lançamento da Plataforma Educacional do Município de Lauro de Freitas-BA, cidade localizada na Região Metropolitana de Salvador.

A2K

A2K

What’s up? You can guess it!

Acha que vamos aprender sobre algum composto químico? Mas se quiser pode dar algum palpite!

Não, não se trata de nenhum composto químico como parece ser! A sigla A2K vem do inglês, Acess to Knowledge, cuja tradução é “Acesso ao Conhecimento” que consiste em um movimento que surgiu em 2004, para expressar a necessidade da democratização do conhecimento centrada em princípios fundamentais como justiça, liberdade e desenvolvimento econômico.

Tecnologia e Educação no CJCC – Vitória da Conquista

Tecnologia e Educação no CJCC – Vitória da Conquista

A Revolução Tecnológica ou Digital do Século XX traz em sua essência um novo sistema de comunicação que provocou e , continua a provocar, em pleno século XXI, uma dinâmica mudança e transformação na organização estrutural da sociedade, resultando em uma nova forma de organização social. Por quê? Porque o cenário social movido e transformado por pessoas conectadas, apresenta novas reconfigurações e significados, a partir da inserção de elementos universalizantes como: a linguagem, sons, cultura, política, economia, identidade, imagens que seguem alterando a economia, as identidades culturais, a sociabilidade, as atividades políticas e, em especial, a EDUCAÇÃO.

É nessa “pegada” sobre Tecnologia e Educação que o Rede em Movimento apresenta o trabalho criativo desenvolvido por Renata Valença Gondim e Márcia de Souza Santos, estudantes do Centro Juvenil de Ciência e Cultura (CJCC) de Vitória da Conquista, que tiveram seus projetos apresentados em diversos eventos.

Ambientes Inovadores de Aprendizagem : Educação 4.0

Ambientes Inovadores de Aprendizagem : Educação 4.0

A partir da década de 80 fomos atingidos por uma avalanche de constantes inovações tecnológicas que perduram até os dias atuais. Vivemos na atual Sociedade 4.0, onde o conhecimento e manejo tecnológico são fundamentais para nossa sobrevivência. Tudo mudou, a maneira de fazer as coisas mudaram, e a educação precisa acompanhar as transformações. Ao atendermos a essa demanda, possibilitaremos a inserção e permanência dos estudantes na sociedade, pois a inclusão social pressupõe inclusão digital, questão que precisa ser levada a sério, principalmente, pela Rede Pública de Ensino.

Saúde mental e prevenção ao suicídio no Colégio Estadual Manoel Vitorino

Saúde mental e prevenção ao suicídio no Colégio Estadual Manoel Vitorino

A presença das profissionais de psicologia no colégio Manoel Vitorino deu aos estudantes um espaço para que eles pudessem expressar e lidar com seus sofrimentos e angústias e, a partir daí, pudessem se dedicar ao que de fato lhes interessa: aprender.

Nossos Colaboradores