Saúde mental e prevenção ao suicídio no Colégio Estadual Manoel Vitorino

O Rede em Movimento foi visitar o Colégio Estadual Manoel Vitorino, localizado no bairro de Brotas, com o objetivo de conhecer e apresentar o projeto de intervenção em saúde mental e prevenção ao suicídio que vem sendo desenvolvido  pelas psicólogas Tatiana de Jesus Simões e Gilma de Oliveira Nunes.

Fomos recebidos pela articuladora de Educação em Tempo Integral, Patrícia de Jesus Lopes que nos falou a respeito da experiência de voluntariado realizada pelas psicólogas e os ganhos que esse projeto tem obtido em termos de melhoria nas aprendizagens.

Nesse visita produzimos um vídeo, no formato de uma roda de conversa, em que as três profissionais discutem o papel da família, da escola e dos professores no cuidado com a saúde mental e emocional dos jovens e a prevenção ao suicídio.

A presença das profissionais de psicologia no colégio Manoel Vitorino deu aos estudantes um espaço para que eles pudessem expressar e lidar com seus sofrimentos e angústias e, a partir daí, pudessem se dedicar ao que de fato lhes interessa: aprender.

Vamos à nossa roda de conversa:

Na segunda parte da entrevista, as psicólogas destacam que os pais e professores precisam desenvolver um olhar sensível e dedicado aos sintomas de sofrimento psíquico apresentado pelos jovens.

Valdineia Oliveira dos Santos, professora da Rede Pública Estadual de Ensino

Produção dos vídeos:

Valdineia Oliveira dos Santos – Texto e produção.

Marcus Leone Coelho – Direção e  Fotografia

Thiago Vinícius – Áudio e Edição