“Os Sete Pedaços Inteligentes”

Você gosta de quebra-cabeça?

Já ouviu falar sobre o Tangram?

Fig.01

Alguns o conhecem como a placa das “sete astúcias”, para outros é o “tabuleiro da sabedoria”, o Tangram é um quebra-cabeça milenar de origem oriental. Formado por sete peças, é um jogo que desafia a criatividade e a capacidade de reproduzir figuras, utilizando apenas essas, sem sobrepor uma a outra.

 

Fig.02

Aí vocês me perguntam: Mas qual a relação que um jogo como o Tangram tem com os conteúdos educacionais?

 

Bem, ele pode ser um eficiente recurso pedagógico, pois, de forma lúdica e interdisciplinar, o trabalho com o Tangram pode ser desenvolvido por alunos de vários níveis de ensino. As disciplinas de História, Português, Matemática, Arte e Informática podem trabalhar, em conjunto, utilizando o jogo como ferramenta, com possibilidade em desenvolver atividades de forma coletiva e também individual. Com por exemplo: Trazer um pouco sobre a história da origem do Tangram e da cultura do continente onde surgiu; O processo de construir o seu próprio Tangram, fazendo uso de diversos materiais; A montagem de diversas figuras e utilizá-las para ilustrar e construir histórias.

 

A partir desta construção é possível reconhecer e descobrir também as formas geométricas, já que o Tangram é constituído por sete peças: um quadrado, um paralelogramo, dois triângulos grandes equivalentes, um triângulo médio, e dois triângulos pequenos geometricamente iguais. Através das peças, é também possível fazer a identificação de ângulos. No jogo, podemos formar animais, pessoas, figuras geométricas ou figuras abstratas com as peças a partir de um modelo ou sem este modelo.

Fig. 03

 

O Tangram estimula a compreensão das figuras geométricas, desenvolve o raciocínio lógico e resolução de problemas, incita a capacidade criativa, promove o intercâmbio de ideias quando jogado em grupo.

 

Com o Tangram é possível desenvolver competências básicas muito importantes, de uma maneira muito divertida e simples.

Saiba mais:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Tangram

http://rachacuca.com.br/tangram/

https://pedagogiaaopedaletra.com/tangram/

“Os Sete Pedaços Inteligentes”

Nossos Colaboradores